Entenda como funciona o benefícios de se aposentar pela idade

17 de julho de 2019

aposentadoria é algo pelo qual muitas pessoas anseiam. Após trabalhar duro por toda a vida, esse momento chega para ajudar a relaxar e aproveitar bem o fruto de todo o esforço. Porém, apesar de ser tão importante, é algo que pode gerar algumas dúvidas. Vamos esclarecer então, como funciona a aposentadoria por idade e quais são as suas maiores vantagens.

Como funciona a aposentadoria por idade?

Primeiramente, existem algumas condições para a aposentadoria por idade. Para mulheres, é preciso ter pelo menos 60 anos; para os homens, a idade mínima é 65. Em ambos os casos, é preciso haver uma contribuição mínima de 15 anos para o INSS.

No caso do trabalhador rural, a idade é um pouco menor. São 60 anos para os homens, e 55 para as mulheres. Nesse caso, o trabalhador não precisa ter contribuído para o INSS para se aposentar. É necessário apenas comprovar que trabalhou durante os 15 anos como segurado especial.

O cálculo para determinar o valor a ser recebido por esse aposentado também é bem claro. Nesse método, é calculado o valor-base de 70% da aposentadoria integral, que é feito a partir da média de salários durante a carreira profissional, mais 1% para cada ano de contribuição. Então, por exemplo, se uma pessoa contribuiu durante 10 anos, a sua aposentadoria terá 80% do valor integral.

Isso significa que para receber 100% deste valor é preciso ter contribuído por 30 anos. Nesse modelo, não é possível receber mais do que o valor integral, o que quer dizer que após alcançá-lo, os anos extras trabalhados não farão diferença.

A aposentadoria híbrida

Essa solução é mais voltada para trabalhadores rurais que têm algum empecilho no momento de solicitar a aposentadoria por idade. Isso porque para fazer a solicitação é preciso responder os quesitos acima.

A aposentadoria híbrida é uma resposta para essa situação. O trabalhador pode solicitar esse modelo que soma o tempo trabalhado no campo com outras atividades urbanas.

Esses modelos de aposentadoria têm diversas vantagens para certos trabalhadores.

A contribuição tardia

Por conta das características ditas acima, especialmente em relação ao limite do valor imposto pelos anos de contribuição, essa aposentadoria é vantajosa para quem iniciou a trajetória um pouco mais tarde, já que não irá ter prejuízo pelo tempo perdido.

Isso pode incluir um grande grupo de pessoas, como donas de casa e autônomos, ou qualquer profissional que tenha trabalhado durante algum tempo de forma informal.

Para as mulheres, especialmente, a vantagem é ainda maior, já que com 60 anos e com contribuições feitas a partir dos 30 anos, elas garantem o valor integral.

O benefício do INSS

INSS tem a obrigação de conceder o benefício mais vantajoso para o trabalhador. Mas, para ter certeza disso, é preciso estar muito bem informado para conhecer os direitos e as obrigações da instituição do governo.

Por fim, é importante destacar que essa solução vem naturalmente acompanhada de um aumento na média de idade de aposentadoria em comparação com a aposentadoria por tempo de contribuição.

Mesmo assim, esse modelo tem vantagens para certos trabalhadores e pode ser uma ótima alternativa para quem precise. O importante é estar sempre bem informado e consciente para escolher a melhor opção para o seu caso.

Conteúdo original Aposentadoria INSS