O que é e como fazer suas Carteira de Trabalho Digital, o documento via app que substitui a CTPS tradicional

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento obrigatório que contém toda a informação profissional do trabalhador, sendo importante para garantir o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. Antes emitida apenas em formato físico, agora é possível ter uma Carteira de Trabalho Digital. Veja como fazer a sua.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

O aplicativo da CTPS Digital existia desde 2017, mas só em 2019 foi publicada uma portaria que o transformou em documento oficial, podendo substituir a Carteira de Trabalho física.

Ele funciona cruzando várias bases de dados do governo com as informações enviadas pelo empregador via sistema eSocial, como os dados do contrato de trabalho, anotações de férias, décimo-terceiro, etc.

A Carteira de Trabalho Digital está disponível para iOS e Android, mas também pode ser acessada pela internet pelo link servicos.mte.gov.br. Antes de fazer a sua, é necessário cadastrar-se no portal gov.br.

  1. Acesse o site gov.bre clique em “Criar sua conta”;
  2. Preencha os campos com suas informações pessoais;
  3. Escolha uma forma de ativação (email ou SMS);
  4. Acesse seu email ou verifique seu SMS para criar uma senha e ativar sua conta;

Caso não consiga gerar uma senha pela internet, você pode tentar pelos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou da Caixa, ou em alguma unidade do Ministério da Economia. Após criar sua conta:

  1. Baixe o app oficial para Android(Play Store) ou iPhone (App Store);
  2. Clique em “Entrar” e informe o CPF e senha cadastrados;
  3. Confirme algumas informações pessoais como nome da mãe e data de nascimento;

Com isso, já será possível visualizar dados básicos sobre seus vínculos empregatícios.  Para ver mais detalhes, será solicitada uma segunda confirmação de identidade com informações sobre seus contratos anteriores, como nome do último empregador, ano do último contrato, se recebeu benefícios do INSS nos últimos 5 anos, etc.

É importante confirmar corretamente esses dados para não ter o cadastro bloqueado. Com a CTPS pelo smartphone, seu CPF também passa a ser o número da sua carteira de trabalho digital.

De acordo com o FAQ do governo, inconsistências são corrigidas automaticamente pelos sistemas que geram as informações da Carteira de Trabalho Digital. Caso haja informações incorretas posteriores à setembro de 2019, você pode informar o erro ao empregador ou solicitar que a correção seja feita.

Se você possui a CTPS física, recomenda-se guardar o documento, pois ela ainda serve como registro de contratos de trabalho antigos. Anotações como férias e décimo-terceiro podem levar alguns dias para serem exibidas no aplicativo devido ao tempo de processamento das mesmas.

 

Por Diego Melo
TB Responde