BLOG Conteto

DIA DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL-PARABÉNS!

12-01-2018    Autor: conteto

Resiliência.

Palavra da moda e tão comentada no mundo dos negócios, RH, livros de autoajuda e rodas de conversas. Mas, não é só a palavra da moda. Parte da sociedade moderna, em nome da evolução tecnológica e conectividade, precisou recorrer a estudos milenares para conseguir se identificar e se posicionar no meio desta revolução digital de forma a ter, de fato, plenitude com qualidade de vida.

A resiliência traz o foco para o ser humano e sua interação com o meio de forma serena, permitindo que mesmo em sob pressão se consiga controlar o estresse e não entrar em um estado de ansiedade ou depressão.

Em um mundo conectado onde as pessoas estão sendo “bombardeadas” por informações de todos os cantos, onde estamos praticamente 24 horas por dia conectados nas redes sociais, falando com amigos, clientes e nos comunicando com pessoas do mundo inteiro, é natural e aceitável entender que o stress seja comum, mas não podemos achar que isso seja normal.

Ter resiliência é uma condição indispensável para se conseguir melhor desempenho a todos os desafios impostos pela vida, não somente no mundo profissional, mas todos os campos da vida, e não é um modismo atual, mas sim o resgate de uma prática comum já conhecida no oriente há milênios.

 Como alcançar a resiliência

A boa notícia é que resiliência se aprende e não é uma “dádiva” herdada no traço genético, apesar de estudos mostrarem que, do ponto de vista da biologia, cada ser humano é dotado de um potencial genético que o faz ser mais resistente que outros; algumas pessoas são naturalmente mais predispostas à resiliência que outras pessoas.

Aprender que a vida não é uma linha sempre reta e nem uma curva interminável, coisas negativas e positivas vão acontecer a todo momento e durante toda a vida, a forma de aceitar e extrair o melhor de cada etapa é que vai lhe conduzir à maturidade e sabedoria. Assim como a felicidade não está em nenhuma esquina do mundo ou tem uma fórmula pronta, simplesmente você precisa decidir estar consciente e que a felicidade é um estado de espírito e não algo externo a você.

Portanto, sonhe, planeje, realize e faça acontecer! Cada etapa e cada dia é único e faz dele como se fosse o último, porque você nunca mais vai ter outro momento como o presente; este momento é único. Não existe passado ou futuro, somente o eterno presente. Viva neste momento presente.

Se entender isso, você terá alcançado a resiliência plenamente.

Clerio Almeida

. 1.344 views