A preocupação crônica pode desenvolver problemas como ansiedade, depressão e insônia.

Ser atormentado constantemente com pensamentos também pode afetar sua produtividade diária. Isso faz com que você se distraia e se sinta incapaz de se concentrar. Se você está constantemente preocupado, sabe disso. Você pode sentir os efeitos drenantes de seus pensamentos em uma base diária. E provavelmente seus amigos e membros da família muitas vezes usam frases como “você se preocupa muito” ou “relaxe”, o que geralmente faz você se sentir pior.

Para alguém de fora, preocupação constante pode parecer inútil. Mas para aqueles que lutam para acalmar suas mentes, deixar ir suas preocupações é muito mais fácil dizer do que fazer.

Veja como treinar seu cérebro para parar de se preocupar:

1.Escrever

Se você não consegue dormir à noite porque algo está te irritando, tente escrever. Você pode estar deitado na cama, quando de repente se lembra de que a conta de luz vence amanhã, ou que o aniversário de um amigo é em poucos dias. Se você é como eu, pode constantemente até conjurar listas de tarefas na sua cabeça. Seja o que for que está te preocupando, tome um minuto para pegar uma caneta e um pedaço de papel e anotá-la. Ou faça uma anotação em seu telefone, se for mais conveniente. Escrever vai ajudar a permitir que seu cérebro relaxe. Você já não terá que gastar energia tentando lembrar coisas.

2.Meditar

As pessoas praticam meditação por muitas razões diferentes. Alguns querem se tornar mais em sintonia consigo mesmos, enquanto outros querem se tornar mais em sintonia com a natureza. Alguns meditam para criar uma mente aberta, enquanto outros dependem de meditação para abrandar as coisas e ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Você já se perguntou se realmente funciona? Pesquisadores da Universidade John Hopkins, em Baltimore, Maryland, pesquisaram cerca de 19 mil estudos de meditação e encontraram provas de que a meditação atenta pode ajudar no estresse psicológico, como ansiedade, depressão e dor. Se você vive preocupado, a meditação pode ser capaz de ajudar.

3.Exercitar-se

Você já ouviu alguém dizer que o exercício é uma ótima maneira de aliviar o estresse? De acordo com a ciência, é verdade! Uma pesquisa mostrou que o exercício tem um efeito sobre a serotonina no cérebro, e também reduz os efeitos do estresse oxidativo. Estudos têm mostrado que o exercício realmente remodela o cérebro, tornando-o mais resistente ao estresse. Se correr não é sua praia, tente levantar pesos. Se isso não funcionar para você, tente boxe, caminhadas ou natação. Escolha uma rotina de exercícios que você goste e torne-a uma parte regular do seu dia, para impedir que as preocupações se tornem esmagadoras.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe